Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Feira em forma de poesia

Salve ó Terra Formosa e Bendita
Paraíso com nome de Feira
Por baixo das anáguas há terra, aboios e águas,
Risos, gargalhadas, lamentos, reisados, festa e oração.
Ôôôôô.........................ôiaaaa....... Pele queimada, terno de couro, botas de carneiro, cinturão de bode e a fé como alimento.
Salve ó terra formosa e bendita!
Ligando o norte ao sul, se fez princesa!
Antes, vaqueiros e boiadeiros, depois, feirantes, violeiros e aventureiros. Hoje, comerciantes, empresários, industriários, doutores, artistas, cientistas, artesãos, escritores, poetas e sonhos.
Bem nascida em verdes colinas, por baixo das anáguas tem poesia e tem história.
Gente da rua nova em velhas casas, de matriz africana, compõe “Bahia negra”.
Ecoam as badaladas do sino da Matriz, senhoras de pele branca exalam perfume de jasmim, lado a lado, mulheres de sandálias rezam.
Sob o encanto de um céu azulado crianças empinam pipas, filhos de fazendeiros batizam seu gado, nas varandas, mocinhas aprendem a bordar, outras a cozinhar, umas lavam roupas, outras aprendem a costurar.
Gente por todo lado, tomate, andu, folha de maniçoba, cuscuzeiro de alumínio, panela de barro, saias com bordados, sacola de palha, cama de maçaranduba, disco de vinil e xarope de expectrim. Havia laranjas e bananas, se comprava os cento ou as dúzias, farinha se levava a boca e o dinheiro na bolsa se não tomasse cuidado, já muito tempo, o ladrão não perdoava.   
Repente na feira, comadres se encontram, enamorados surgem, a tecnologia rasga a tradição e moçada troca a mortalha por camarotes. A bananeira já não chora, troca-se de avenida e a micareta que antes era uma brincadeira, hoje muito faceira integra-se a indústria e o povo de diferentes bairros muito cabreiro vai se chegando ainda desconfiado, beirando pelos lados vão se deixando pela música e a vontade de esquecer que nessa terra tão formosa, por baixo das anáguas muita gente chora.
Mas também por baixo das anáguas muita coisa boa rola!
Tem festa, tem exposição de gado, tem vernissage, gente boa que canta, a 4º maior feira de produtos internacionais.....Tô falando do “Feira Guai”. Quer saber mais?
Olhe “Por baixo das anáguas!”.
Autor: Lívia Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário